quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Ângelo Antônio

Ângelo foi protagonista do filme ‘2 Filhos de Francisco’, que conta a história de Zezé de Camargo e Luciano.

Qual é o seu método de preparação para um papel, quando você vai encarar um curta, difere quando você vai encarar uma peça de teatro, uma novela, um longa?
Eu acho que para preparar um personagem independe de que veículo que a gente vai usar, se vai ser cinema, se var ser teatro ou se vai ser televisão. A princípio, eu pego o texto e depois a partir do texto começo a construir o universo desse personagem, e a partir do universo que esse personagem tem, começo a pesquisar o que traz isso de fora, literatura que tenha a ver, filmes que tenha a ver, música que tenha a ver. Então independe de onde vai fazer. É claro que a realização depois da pesquisa desse personagem, desenvolver a linguagem é que vai modificar, o teatro tem uma qualidade com especificidade, na TV outro, no cinema outro.

Você acha que dá para contar uma história em tão pouco tempo de metragem?
Eu acho que dá sim, existem festivais de minuto, em um minuto você consegue contar uma história. Você tem condições de contar uma história a partir de um minuto. Acho que é bem possível sim. Eu fiz até documentários, fazendo câmera, editando, eu fiz documentários que tinham dezoito minutos, vinte e poucos minutos, e consegui contar a história, consegui dizer o que eu queria dizer, apesar de ser uma coisa minha, pessoal e amadora. Mandei para festivais, foi para festivais fora do Brasil. Mais eu acho que é possível sim.

Cada vez mais os atores estão indo para trás das câmeras para produzir filmes com barateamento de recursos, câmeras digitais e tudo mais. Você tem idéias de fazer um curta ou um filme talvez um dia?
Eu fiz esses documentários, tenho três documentários prontos, com luz e com legenda. Isso eu fiz desse jeito que eu estou te falando. Agora, pensar numa coisa mais profissional, dirigir, fazer um filme, não que não passe pela minha cabeça, acho que a gente vai envelhecendo, tem que abrir as possibilidades, mas acho que daqui a pouco eu vou amadurecer isso um pouco mais.

Qual que é o curta que fez a sua cabeça?
Não me lembro assim para te falar.