domingo, 15 de janeiro de 2012

Chico Diaz

Chico Diaz é ator, participou de curtas como ‘Cachaça’, ‘Um Sentimento Bélico para as coisas Belas’, ‘De Sentinela’, ‘Mal Star’, entre outros.


O que te faz aceitar participar de uma produção em curta-metragem?
A ideia, o personagem,a situação,o desafio,o diretor...o salto possível.

Por que os curtas não tem espaço em críticas de jornais e atenção da mídia em geral?

Não é questão são dos curtas,os nossos longas também sofrem esse problema,mais ainda os de cunho autoral,tão importantes para a reflexão e pensamento do audiovisual brasileiro.Estamos vivendo momentos terríveis de um pensamento apenas mercadológico e bilheterista e assim a imprensa vai atrás.A estética,a reflexão,o experimentalismo ,o arrojo não são bem vistos pela grande mídia.

Como deveria ser a exibição de curtas para atrair mais público?

Se lançarem como longas,talvez em produtos contendo 5 ou mais filmes.Só assim poderiam ter força para arrecadar $$$ para campanhas publicitárias mais consistentes.Não acho que o curta ,por si atraia publico.O Publico.leia-se governos,é que deveriam atrair os curtas.

É possível ser um cineasta só de curta-metragem? Vemos que o curta é sempre um trampolim para fazer um longa...
Acho difícil qualquer curta metragista não ter ambições de um longa..É a complementação natural da carreira,até para inserir se melhor no mercado.Depois o curta é o lugar perfeito para a experimentação , aprendizado e desenvolvimento de linguagem e estética.

O curta-metragem é marginalizado entre os próprios cineastas?
Não,de forma alguma.

Pensa em dirigir um curta futuramente?
Sim, sim, adoraria... tenho alguns projetos... mas ainda não consegui a produtora certa que me organize e discipline de forma a conseguir.Já entrei em alguns editais mas ate agora nada.Estou á espera da oportunidade.

Qual é o seu próximo projeto?
No teatro "A Lua vem da Ásia" e quem sabe filmá-lo, porque não?