sábado, 5 de maio de 2012

A Virada Cultural - Wanessa Rudmer

Aí vem a Virada Cultural.  É muito interessante esse agito, essa facilitação, esse apoio à cultura, a diversidade que São Paulo oferece. 

Espalhando pela cidade eventos gratuitos, abertos a qualquer tipo de público, com segurança e respeito.

Assim esperamos que ela aconteça.

A Virada Cultural é muito bacana, mas hoje estou passando para lembrar os leitores do blog do Spaca (que deve estar enlouquecido com os preparativos pra Virada lá no SESC Santo Amaro), que eventos culturais incríveis acontecem todos os dias em São Paulo, com entrada franca ou à preços populares, com respaldo do dinheiro público e que são freqüente e solenemente ignorados.  Tudo bem. Mas depois não digam que a cidade não oferece muito, que teatro, cinema, exposições e afins são programas elitizados pelo valor cobrado pelos ingressos. (Vejam bem, eu não estou falando de musicais do Teatro Abril, nem de espetáculos estrelados por atores famosos, de qualidade duvidosa.)

São Paulo tem cultura acessível sim, pra quem procura e comparece.

Idealizei e produzo a mostra que comemora os 30 anos do grupo Cemitério de Automóveis, do dramaturgo e diretor Mário Bortolotto. Oferecemos diversas atividades gratuitas ou com ingresso consciente (pague quanto puder). Peças de teatro, debates sobre literatura, histórias em quadrinhos e poesia, com alguns dos maiores nomes nestas áreas, exibições semanais de filmes e debates com diretores de cinema, oficinas gratuitas com grandes profissionais das artes cênicas, dramaturgia, literatura, cinema, entre outras.

Nossa assessoria de imprensa tem feito um ótimo trabalho, mantemos o site e as redes sociais impecavelmente atualizados e, mesmo com tudo isso, lidamos por vezes com a escassez de público. Uma pena. Fomos contemplados pela lei municipal do Fomento e, com menos recursos do que algumas cias. produzem um espetáculo, organizamos este grande evento que terá dez meses de duração, para colocar o público em contato com um universo cultural e os artistas responsáveis por ele.

Já que o foco do blog é cinema, aproveito para dizer que já trouxemos o Neville D’Almeida, o Lírio Ferreira e que no dia 23 de maio iniciaremos o ciclo Domingos Oliveira, que será encerrado pelo Domingos com um debate.

Entrada franca, sempre.

(Acompanhem a programação pelo site: www.cemiteriodeautomoveis.com.br)

Espero que compareçam ao nosso evento, que se divirtam na Virada Cultural e sempre. A cidade oferece.

Vi que o documentário sobre o Raul Seixas – “O Início, o Fim e o Meio” – estará entre outros filmes bacanas da programação que o Spaca está armando no SESC Santo Amaro. Vale a pena conferir. 

Wanessa Rudmer é atriz, produtora do Grupo Cemitério de Automóveis e colunista do blog ‘Os Curtos Filmes’.