quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Zootropo na TV Cronópios

 
ASSISTA AGORA, CLIQUE AQUI:
 
O 10º episódio do programa Zootropo faz homenagem ao mais independente dos cineastas brasileiros: Aron Feldman. Há 20 anos falecia o nosso “John Cassavetes”. Para falar da vida e obra de Aron Feldman, Rafael Spaca convidou seu filho e colaborador de toda a vida: Cláudio Feldman. Cláudio é escritor, ator e roteirista. E é também porta-voz de uma das histórias mais bonitas, e desconhecidas, do cinema nacional. A história de um cineasta com tanto amor pelo cinema e que fez o seu cinema contra todos os reveses e dificuldades. É o cineasta independente por definição. Num tempo de maquinário caríssimo, filmes em película, revelação química, cópias para exibição e o pior de tudo, a ditadura. Nada como a facilidade de hoje, que podemos pegar uma boa câmera digital como a nossa da TV Cronópios e produzir o que quisermos com rapidez e quase sem precisar de serviços de terceiros.
 
Aron Feldman é um herói do cinema brasileiro. Eu (Pipol) tive o privilégio de conhecê-lo e passar alguns dias em sua companhia durante a “Semana de Arte Modesta”, mostra organizada na cidade de Bauru nos anos 80 por Susy Mey Truzzi e Mica (não me lembro o sobrenome dele). Aliás, esse é um capítulo à parte: é preciso resgatar essa história da Semana de Arte Modesta de Bauru, Susy!!! Vamos divulgar no Cronópios?
 
Eu nunca me esqueci desse encontro com o Aron Feldman, o primeiro cineasta de verdade que vi de perto e com quem conversei. A emoção dura até hoje.
 
Assista agora mesmo, conheça esse personagem maravilhoso, merecedor de um filme sobre sua vida e sonho.
 
Agradecimentos especiais:
Cláudio Feldman
Laure Bacqué
Miguel de Almeida
Cleo Araujo
Roberto Bicelli
 
Apresentação:
Rafael Spaca
 
Produção:
Rafael Spaca
Paulo Ortiz
Jorge Miyashiro
Pipol
 
Direção:
Pipol
 
Apoios: Reserva Cultural de cinema e Editora Verve.