segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Zootropo na TV Cronópios

A ATRIZ JUSSARA CALMON NO PROGRAMA ZOOTROPO
 
Este é mais um episódio da história do cinema brasileiro contada por seus protagonistas no programa Zootropo. Rafael Spaca entrevista a atriz Jussara Calmon, musa do Pasquim e atriz no primeiro filme brasileiro com cenas de sexo explícito, o “Coisas Eróticas” de 1982. Tempos imediatamente pós “Império dos Sentidos”, de Nagisa Oshima, de 1976, e exibido no Brasil em 1980 - indicando de certa forma o início do fim do governo militar. O “Coisas Eróticas” é produto de 'timing' e 'esperteza' do diretor Raffaele Rossi e se tornou um grande sucesso de bilheteria. “Império dos Sentidos” e “Coisas Eróticas”, só no Brasil esses dois filmes têm o sentido que têm: nada em comum, tudo em comum.
 
Jussara Calmon lançou recentemente a biografia “Jussara Calmon – Muito prazer”, escrita por Fabrício Fabretti e Sônia Barbosa (editora Giostri). O filme Coisas Eróticas é só uma passagem em sua na carreira. Jussara ainda participou de novelas na Rede Globo, com destaque para o folhetim “Sonho Meu” de 1993. Tornou-se musa do semanário Pasquim, diva do teatro de revista e ainda modelo e musa do Carnaval carioca.
 
O Zootropo traz um enfoque bem particular do cinema nacional, graças a Rafael Spaca e seu olhar agudo sobre temas pouco explorados pela crítica cinematográfica. Rafael é mantenedor do já famoso blog Os Curtos Filmes (http://oscurtosfilmes.blogspot.com.br/) e recentemente lançou pela editora Verve o livro “Curta metragem, compilação de ideias e entrevistas do blog Os Curtos Filmes”. Foi dele a ideia desse novo projeto do Portal Cronópios. O Zootropo tem a parceria do Reserva Cultural de cinema e arte, onde gravaremos todos os episódios. Assista agora essa nova e original produção da TV Cronópios.
 
Agradecimentos especiais:
Jussara Calmon
Laure Bacqué
Miguel de Almeida
Cleo Araujo
Roberto Bicelli
 
Apresentação:
Rafael Spaca
 
Produção:
Rafael Spaca
Paulo Ortiz
Jorge Miyashiro
Pipol
 
Direção:
Pipol
 
Apoios: Reserva Cultural de Cinema e Editora Verve