sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Os Trapalhões: José Geraldo Couto


José Geraldo Couto
Crítico de cinema


Por que os críticos e a Academia rejeitam os filmes produzidos e estrelados pelos Trapalhões?
Não sei se é possível generalizar assim. Não são todos “os críticos” que rejeitam; e imagino que, dentro da Academia, existam pesquisadores e professores interessados nessa produção. Mas, se a tendência predominante é de rejeição, penso que tem a ver com uma antiga hierarquização das artes, e do cinema em particular, em “alta cultura” e “baixa cultura”. Os Trapalhões, nessa hierarquização equivocada e anacrônica, seria considerado “baixa cultura”, entretenimento raso, barato, popularesco. Claro que discordo dessa perspectiva.

Como classifica o cinema feito pelos Trapalhões?
A meu ver, é diversão popular bastante eficiente e, em muitos momentos, tremendamente imaginativa. De certa forma, é herdeiro da Chanchada e dos filmes do Mazzaropi. Herdou das duas vertentes o pendor paródico, uma leitura crítica do mundo a partir do homem do povo, oscilando entre a ingenuidade e a malandragem. É um humor profundamente brasileiro, nos três casos, com um “ouvido” atento à fala popular.

Podemos considerar Renato Aragão um dos maiores e melhores produtores de cinema do país?
Acho que depende do critério. No que diz respeito à realização de filmes de sucesso, sim, sem dúvida.

Os Trapalhões sempre “brincaram” em parodiar filmes e clássicos estrangeiros de sucesso para o cinema. Que pensa a respeito dessa linha que eles seguiram?
Penso que é uma de suas grandes qualidades e tem a ver com o que eu disse na segunda resposta. É um ponto em comum com a Chanchada. Essa sem-cerimônia com que relemos e/ou deglutimos elementos da cultura estrangeira é um traço fecundo da nossa cultura, a meu ver.

Ariano Suassuna disse que o filme Os Trapalhões no Auto da Compadecida era a melhor adaptação já feita da sua obra. Esse filme Renato disse que fez para os críticos o aplaudirem. Que acha?
Acho que os dois têm razão, de certa forma. O filme desenvolve, ou melhor, realiza plenamente o potencial extremamente popular, circense, que havia no texto original. Ao mesmo tempo, por ser uma adaptação de obra literária respeitada, deu um certo aval intelectual ao grupo.

Quais foram os melhores momentos dos Trapalhões no cinema? Os melhores filmes?
Não vi todos, de modo que fica difícil responder. Os que mais me agradaram foram Os Trapalhões no Auto da Compadecida e Os Saltimbancos Trapalhões.

Quais foram os piores momentos dos Trapalhões no cinema? Os piores filmes?
Talvez tenham sido os últimos, nos quais eles contracenaram com Xuxa, Angélica, Gugu... e tiveram que buscar uma solução de compromisso com a lógica de marketing dessas outras estrelas televisivas.

Os Trapalhões sempre se utilizaram de alguns recursos para angariar plateia que ia além do carisma do grupo, como atores famosos, grupos musicais famosos (Dominó, Trem da Alegria etc.) e artistas com forte apelo popular (Xuxa, Gugu etc.). Que acha dessa estratégia?
Como eu disse na resposta anterior, o problema é ter que submeter, ao menos parcialmente, o humor do grupo à lógica promocional desses outros astros e estrelas, que a meu ver estavam muito aquém ou muito abaixo do talento deles, sobretudo de Renato Aragão, que na minha opinião é um dos grandes comediantes que o Brasil já teve.